Após o lançamento do Argo, carro que tem feito bastante sucesso e trouxe bons resultados, a FIAT finalmente deu carta-branca para três lançamentos no Brasil. Dois velhos conhecidos devem ganhar uma nova cara, enquanto um novo utilitário será desenvolvido e apresentado ao mercado. Todos serão fabricados nas unidades brasileiras de Betim (MG) e Goiania (PE). A notícia foi dada pelo diretor –executivo da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), Sérgio Marchionne.
Os veículos que devem passar por uma atualização são os já conhecidos Fiat Uno e Strada. O famoso Uno entrará para a sua terceira geração provavelmente em 2020. O Uno é um dos carros mais significativos da montadora italiana no Brasil, e por isso mesmo deve estrear no salão do Automóvel de São Paulo. O peso do sucesso comercial do Uno também deve gabaritá-lo para ser o primeiro a apresentar a motorização 1.0 turbinada, além das versões aspiradas dos motores FireFly. O Uno continuará posicionado entre o Fiat Mobi e o Fiat Argo.
Outra veterana da Fiat ganha visual novo, muito provavelmente também em 2020. Podendo ser lançada antes mesmo do Uno, a Nova Fiat Strada irá competir com uma nova geração da Saveiro, que deve ser lançada ao final de 2019, com plataforma derivada do Polo. Por isso, é seguro dizer que a nova Strada terá plataforma derivada do atual Fiat Argo. Como o lançamento deve ocorrer somente em 2020, é bem provável que a nova Strada já venha equipada com controles de estabilidade, que passam a ser obrigatórios a partir de então. Aqui, a configuração de carga deve admitir somente motores aspirados: 1.3 FireFly ou 1.8 E-torq.
A última novidade segue uma tendência do mercado já adotada pela Honda e divulgada pela Volkswagen: as mini-SUV, ou crossovers. O novo projeto da FCA deve vir através da marca JEEP, posicionado a baixo do Jeep Renegade. Trata-se de um utilitário compacto, feito para competir com a já conhecida Honda W-RV e com possíveis lançamentos da Volkswagen. O mini-Jeep, como vem sendo chamado, deve ser lançado apenas em 2021, adotando os motores FireFly turbo já experimentados pelo Uno de terceira geração.
Fonte: UOL Carros