A nova geração do Volkswagen Jetta deve chegar ao mercado brasileiro já no segundo semestre de 2018. O modelo 2019 será fabricado no México e a comercialização no mercado nacional deve ocorrer após apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo. Maior que a geração antecessora, o novo Jetta foi desenvolvido sobre a plataforma MBQ, compartilhada com Golf, Audi A3 e Tiguan e utiliza o já conhecido motor 1.4 TSI turbo de 150cv. A mais marcante novidade mecânica está no novo câmbio automático de oito velocidades, que deve deixar o Jetta mais confortável, com melhor desempenho e melhor consumo.
Por fora, tudo está diferente! O gosto do público norte-americano falou mais alto e as novas linhas, mais modernas, remetem a muitos carros comercializados nos Estados Unidos. A frente foi totalmente redesenhada, ganhando uma grade com linhas mais abertas e desenho hexagonal. Chamam atenção também os detalhes de iluminação em LED. A traseira é bonita, mas decepciona por ser muito semelhante ao Virtus, já em comercialização no Brasil. Ruim para o Jetta, bom para quem já possui o sedã menor. As lanternas traseiras, embora retas no desenho, dão a impressão de design fluído quando vistas de cima para baixo, isso graças à quebra de ângulo na base, característica do Virtus.
Por dentro ainda é possível reconhecer os elementos e linhas sóbrias da Volkswagen. A assinatura está lá, uma vez que volante, caixa de câmbio e detalhes internos de estilo não tiveram grandes alterações. A grande diferença será o painel totalmente digital integrado ao multimídia, pelo menos é o que se espera da versão mais completa, seguindo o que foi disponibilizado no novo Polo. Por falar em painel digital e multimídia, tecnologia não deve faltar graças aos sensores semiautônomos e total integração com smartphones. Apesar de tantas mudanças, vai ser difícil prever o sucesso do Jetta e ainda é impossível dizer qual seu preço aqui no Brasil. Vale lembrar que o segmento no mercado brasileiro tem sido há bastante tempo liderado pelos japoneses. A nova geração do sedã alemão deve enfrentar o celebrado e agressivo design do novo Civic e a promessa de reestilização do Corolla em 2020.