12 de Abril de 2018
Para que serve o óleo lubrificante? São inúmeras as funções. A principal é impedir o desgaste dos componentes do motor em função do atrito. Além disso, o óleo lubrificante é responsável por manter a temperatura do motor em níveis seguros de funcionamento, evitar a corrosão, limpar as impurezas porventura formadas durante a combustão e impedir que outras partículas externas se depositem no sistema motor. São tantas as funções e tão importantes, que você não deveria jamais ignorar o prazo estabelecido para troca de óleo.
Quando o combustível acaba, seu carro para. Quando o óleo está baixo, ou “vence”, você ainda vai poder rodar muitos quilômetros. Aí que mora o perigo. Muitas pessoas passam a ignorar a urgência da troca de óleo, enquanto o mesmo fica grosso, sujo, se acumulando entre os elementos internos do motor. Até que o motor trava... e prepare-se para gastar muito! A revisão e substituição do óleo e filtros, dentro do prazo adequado garante o bom funcionamento de veículo por muito tempo.
Alguns mecânicos sugerem a aplicação do Flushing para retirada do verniz impregnado nos componentes. Trata-se de um aditivo químico misturado ao óleo antes da substituição do mesmo. Com o carro em funcionamento, o aditivo circula agregado ao óleo e vai retirando o óleo mais grosso que está preso aos componentes. Acontece que muitos utilizam o Flushing como solução quando o óleo já formou a borra, ou seja, partículas impurezas em excesso que danificam completamente o sistema. Nesse caso, a aplicação não é recomendada. O desprendimento dessas partículas pela ação do flushing podem travar o motor imediatamente! Embora muitos fabricantes não indiquem o uso do flushing, ele pode ser usado apenas preventivamente.
Outro cuidado que precisa ser tomado é quanto ao uso do veículo, como a maneira de dirigir pode comprometer a durabilidade do óleo lubrificante. O óleo funciona com viscosidade ideal somente após aquecido. Pessoas que utilizam o veículo para se deslocar por distancias menores que dez quilômetros expõe o motor a um uso mais agressivo. Nesse caso, aconselha-se o uso de óleos mais fluídos, dentro dos valores permitidos pelo fabricante. Se você mora em uma região fria, vale a mesma dica. Ah, quando condições severas de uso forem frequentes, antecipe sempre a troca de óleo!
Fonte: Flat Out
Ação realizada em Mendonça - SP
Visando a comodidade e o conforto, leva... Ler Mais
Como oferecer alto desempenho e muito torque em um pesado utilitário esporte sem c... Ler Mais