Cuidar dos pneus do seu veículo é uma questão de segurança. Pneus em bom estado garantem ao motorista total controle da direção e o sucesso de manobras emergenciais. Não épossível determinar a durabilidade de um pneu. Cada um possui uma característica diferente, sendo mais macios, mais duros, mais ou menos aderentes. Aliás, a maneira de dirigir influencia muito na duração dos pneus. Quanto mais manobras bruscas forem realizadas, mudanças bruscas de direção, frenagens e arranques; maior será o desgaste dos pneus. Por isso, esqueça a quantidade de quilômetros rodados e preste atenção nas marcas de segurança.
É preciso verificar com frequência a integridade dos pneus. Antes de viagens de grande distância e velocidade, verifique se o mesmo não apresentam bolhas ou deformações que indiquem comprometimento da sua resistência, principalmente após cair em buracos ou pequenos acidentes. O rodízio dos pneus deve acontecer entre 8.000 à 10.000 quilômetros rodados. É importante que cada pneu passe por cada uma das quatro posições, a fim de identificar problemas e manter a regularidade entre os mesmos. O alinhamento é indispensável e deve ser realizado sempre que necessário.
Tome cuidado com o peso carregado. Todo pneu possui um limite de tolerância de peso indicado pelo fabricante. Embora o peso somado do veículo e da carga não deva nunca ultrapassar esse valor indicado, rodar sempre com peso elevado, mesmo que dentro das especificações, pode deformar os pneus. Veículos que lidam frequentemente com cargas mais pesados deve passar por avaliações periódicas. Vale lembrar que a integridade dos sistemas de suspensão e amortecimento também poderá comprometer a eficiência dos pneus.
Cuidados com pneus são indispensáveis para sua segurança e também são muito importantes para a sua economia. Pneus com calibragem insuficiente ou calibrados de maneira errada comprometem em até 20% a média de consumo. Um veículo que faz 7 km/l com pneus fora de calibragem, poderia facilmente atingir um consumo de 8,5 km/l com a pressão devidamente regulada. Não se esqueça de procurar no manual do seu veículo qual a pressão indicada para seus pneus! Boa viagem!
Fonte: Nexer