Dicas para economizar combustível


O aumento de preços dos combustíveis tem impactado muito no custo de vida dos brasileiros. A evolução tecnológica dos motores tem garantido cada vez mais eficiência e menor consumo, mas uma peça fundamental não pode ser adaptada pelas montadoras: o motorista. Pensando nisso, a Líder Veículos traz algumas dicas importantes para você tirar o máximo proveito da experiência de dirigir e economizar bastante no final do mês. Aliás, você sabia que a melhoria de 1 km/l na média de consumo do seu veículo pode garantir uma economia média de R$50,00 por mês? Então, vamos às dicas:
 
1- Nem pense em pisar fundo no acelerador. As arrancadas de cinema podem te custar muito caro quando o assunto é economia. A primeira marcha deve ser usada apenas para quebra da inércia, ou seja, colocar o carro em movimento. Pisar com leveza e gradativamente no acelerador vai evitar uma injeção exagerada no motor, que poderia ser mais bem aproveitada com o carro em movimento. Logo em seguida, avance para a próxima marcha. Lembre-se sempre que rotações muito elevadas são péssimas para o consumo de combustível. Utilize os indicadores de  rotação para efetuar trocas de marcha mais precisas!
2- Banguela é a vó! Realmente, “banguelar” o seu veículo para economizar combustível é só mais uma conto da carochinha. Isso porque o motor em ponto morto muitas vezes indica para o sistema de injeção a necessidade de continuar sendo alimentado, como se você estivesse parado em um semáforo. Com o motor engatado e sem aceleração, a injeção é ainda menor, pois existe a resposta de que o veículo já se encontra em movimento. Aproveite o embalo de uma descida com o câmbio engatado e utilize o freio motor. Quando precisar de velocidade, aumente a marcha. Para diminuir, faça uma redução. Além do consumo de combustível, o desgaste de pastilhas e discos de freio será menor.
3- Utilize o computador de bordo. Muitos veículos já indicam o consumo médio e o consumo instantâneo de combustível. Utilize essas informações para saber se você está dirigindo de maneira adequada. Verifique a média de consumo para um mesmo percurso e identifique o que ocasionou possíveis alterações.
4- Estude bem os percursos cotidianos. Utilize aplicativos e o próprio computador de bordo para saber quais caminhos são mais interessantes. Fuja do trânsito e de percursos que exijam trocas frequentes de marcha e caminhos mais íngremes. A cada novo caminho, zere o indicador de consumo médio, anote todas as possibilidades e faça um comparativo.
5- Mantenha a revisão do veículo em dia. Um simples filtro de ar em condições ruins pode aumentar o consumo em até 20%. Atente-se sempre à pressão ideal dos pneus e os mantenha calibrados. Trocas de óleos também precisam ser regulares para evitar atrito entre os componentes do motor e maior consumo. Essa talvez seja a mais importante dica de economia, afinal, problemas futuros na mecânica do seu automóvel podem ser ainda mais caros  do que encher o tanque.
 


Fonte: IG Carros


Destaques


Feirão Cegonha dos Sonhos 12/13/14 de Outubro realizado em Mendonça - SP

Ação realizada em Mendonça - SP

Visando a comodidade e o conforto, leva... Ler Mais


NOVA PORSCHE CAYENNE TEM O MAIS POTENTE MOTOR A DIESEL -

Como oferecer alto desempenho e muito torque em um pesado utilitário esporte sem c... Ler Mais

SEJA UM FRANQUEADO! FALE COM UM
CONSULTOR PARA TIRAR QUALQUER DÚVIDA.