
Não são apenas os motoristas que sofrem com os dias quentes de verão. A mecânica de qualquer veículo também costuma “suar” mais para manter o motor trabalhando numa temperatura adequada. Por isso os problemas de arrefecimento costumam ser mais frequentes no verão. É muito importante que o sistema de arrefecimento do motor do carro receba cuidados de manutenção preventiva de uma a duas vezes por ano, que inclua a revisão do radiador e de outros elementos como mangueiras, ventoinha e bomba d’água.
A revisão preventiva pode ser realizada em poucas horas em oficinas especializadas. A mão-de-obra pelo serviço custa, em média, de R$120,00 a R$150,00 e inclui serviços de limpeza e reposição de líquido com aditivos. Havendo vazamentos, entupimentos ou avarias, pode ser necessária a substituição de peças. No dia-a-dia, o motorista deve estar atento ao nível de água do radiador e ao indicador de temperatura do motor, que deve se manter estável e jamais ultrapassar os limites estabelecidos pelo marcador. Não é aconselhável a simples reposição da água do radiador, a não ser em casos de emergência. A utilização de água sem aditivos pode favorecer o acúmulo de sais no sistema e entupimentos.
Uma vez que o motor do carro atingir temperaturas muito elevadas, o veículo deve ser imediatamente desligado. O reservatório do radiador só poderá ser aberto após o total resfriamento do veículo, para que não haja riscos de queimaduras e respingos de água quente. Vale lembrar que temperaturas muito altas podem levar ao travamento dos pistões, ou seja, podem fundir o motor. Nesse caso, os reparos geralmente superam a casa dos R$10.000,00. Como quase tudo na vida, prevenir vai sair mais barato do que remediar!
Fonte: Estadão Carros