O vice-presidente executivo da Toyota informou que a empresa investirá R$ 50 bilhões até 2030 para otimizar sua linha de veículos elétricos. A primeira meta é oferecer a eletrificação em pelo menos 10 modelos diferentes até 2025. Até 2030, a Toyota pretende comercializar mais de 5 milhões de veículos eletrificados em todo mundo. As mudanças também devem atingir a Lexus, marca de luxo da montadora japonesa. Principal rival japonesa da Toyota, a Honda pretende comercializar mais de dois terços de seus veículos com motores eletrificados até 2030.
Outras empresas do ramo automotivo já haviam anunciado suas metas de eletrificação. É o caso da Volkswagen, cujos planos chegam a 300 modelos a serem eletrificados até 2030, entre 12 marcas do conglomerado. A General Motors, detentora da Chevrolet, anunciou a eletrificação de pelo menos 20 modelos até 2020. A Hyundai, norte-coreana, pretende oferecer 38 modelos nos próximos anos, eletrificados ou à células de hidrogênio, outro tipo de combustível limpo.
Os combustíveis fósseis derivados do petróleo podem estar com os dias contados. Mais poluentes e com reservas limitadas, muitos países da Europa já colocaram restrições a esses tipos de motores. A própria China, maior mercado mundial, pode proibir a comercialização desses veículos até 2030. Os carros eletrificados ainda possuem alguns desafios a serem superados, como as tecnologias de autonomia de suas baterias e opções de locais e tempo para recarga, mas as vendas cresceram mais de 8 vezes nos últimos 3 anos. Quando será que a tecnologia sustentável será uma opção viável para o mercado brasileiro?
Fonte: UOL Carros