Relação peso e consumo


A relação entre o peso do veículo e o consumo parece óbvia. Com o porta-malas cheio e toda a família dentro do carro, sua viagem de férias pode exigir mais paradas para abastecimento do que o habitual. Talvez o que você não saiba é que estudos indicam qual a proporção desse declínio da economia em relação ao peso do veículo. Segundo a Arggone Lab, respeitado laboratório norte-americano, consumo e peso aumentam em proporção direta.

A cada 10% de aumento de massa do veículo (peso), teremos um aumento de 4,6% do consumo de combustível, considerando modelos compactos. Isso significa que um passageiro de 80kg faria um Fiat Mobi* rodar 1quilômetro a menos com o mesmo litro de combustível, comparado ao consumo esperado caso o motorista estivesse sozinho. Para veículos médios, essa proporção é menor. A cada 10% de massa adicionada, o consumo aumentará cerca de 4,1%.
 
Além do consumo, o motorista deve estar atento à capacidade de carga indicada por cada fabricante. O excesso de peso compromete a estabilidade, os componentes e a direção segura do veículo. Consulte o manual e evite levar volumes desnecessários. 
 
*Consumo médio de etanol do Fiat Mobi 1.0  na estrada: 14,4Km/L. Consumo projetado com passageiro de 80Kg: 13,4 Km/ L. 
 


Fonte: Quatro Rodas


Destaques


NOVA PORSCHE CAYENNE TEM O MAIS POTENTE MOTOR A DIESEL -

Como oferecer alto desempenho e muito torque em um pesado utilitário esporte sem c... Ler Mais


Feirão Cegonha dos Sonhos 12/13/14 de Outubro realizado em Mendonça - SP

Ação realizada em Mendonça - SP

Visando a comodidade e o conforto, leva... Ler Mais

SEJA UM FRANQUEADO! FALE COM UM
CONSULTOR PARA TIRAR QUALQUER DÚVIDA.